segunda-feira, 28 de março de 2011

Espaço Jovem: Não sou rebelde, sou jovem.




Editora Vida


Estou cansado de escutar meus pais me dizerem que “sou rebelde”, mas eles não entendem que estou tentando ter minha própria personalidade.

Não pude deixar de ouvir quando dois jovens no Mc Donald “s conversavam. Foi então que pensei, vou escrever algo sobre essa situação, pois muitos jovens como eles passam por isso diariamente. E quando buscam conselhos com um amigo nem sempre é o melhor caminho. E se você for um desses espero que te ajude. Vamos ser sinceros. Quando seus pais chamam você de rebelde, é porque talvez esteja enfrentando problemas em casa. No seu ponto de vista você está “tentando ter sua própria personalidade”, mas para eles você está tentando ser tudo, menos o que eles ensinam pra você, é como se você os estivesse rejeitando.

Lembram-se quando você era criança e realmente importava para você o que eles pensavam? Você parou para pensar como é importante para seus pais o que você pensa sobre eles? Sobre o que te ensinam? Eles querem participar da sua vida e saber que você os ama, mesmo quando discordam a respeito de algo. Esse tipo de conflito não é novo. Eu detesto ter que lhe dizer isso, mas, na época do Antigo testamento, os filhos que se mostravam rebeldes eram, às vezes, apedrejados (Dt 21:18-21). Era uma coisa muito séria.

Imagina a que ponto chegava. Apredejar os filhos para que apreendessem ou aceitassem os ensinamentos dos pais. Quer dizer que Deus é contra a eu ter minha própria personalidade? A reposta a sua pergunta é, não, Deus não se importa por você tentar ter sua própria personalidade.

Ele quer isso para você. Ele o fez único. Mas é como você chega lá que importa para ele. Esse cabo de guerra que provavelmente está ocorrendo entre você e seus pais vão continuar, até que alguém largue a corda. Você pode ter sua própria personalidade e, ainda assim, respeitar seus pais. Você os agradará muito mais se agir assim. E lembre-se, por mais difícil que pareça aceitar os ensinamentos de seus pais, eles não os levará a um caminho sem volta. Lute pela sua própria identidade, mas com sabedoria.


“Quem recusa a disciplina faz pouco de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento (Pv 15:32)


Fonte:
Respostas radicais para perguntas ainda mais radicais
Editora Vida