segunda-feira, 21 de março de 2011

Espaço Jovem: Como é um namoro entre jovens evangélicos?



Não adianta querer mudar os fatos, você pode ter ouvidos milhões de vezes que o namoro entre jovens cristão tem que ser diferente.

Mas na hora H muita coisa muda. Então afinal de contas como é esse namoro? Primeiro temos que aceitar o fato que o namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve começar. O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade.

Não adianta você querer namorar só porque sua amiga no colégio já está com o terceiro namorado esse ano e olha que nem chegamos à metade hein! Temos que entender que é através deste relacionamento, que somos orientados e preparados por Deus para um futuro casamento.

Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento o mais breve possível, mas isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1TESSALONICENSES 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1CORÍNTIOS 6.15-20; 1TIMÓTEO 5.22; 2TIMÓTEO 2.22).

Este é um período de conhecimento mútuo, da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro.

Comunhão espiritual é fator primordial. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos. E pode acreditar que quando você estiver casada e tiver sua primeira noite, vai ter amor, desejo, respeito e acima de tudo a certeza que fez tudo dentro da vontade de Deus.

O padrão de Deus para um namoro bem sucedido é este:

1) Espiritual – forte. Deus em primeiro lugar, nunca seu namorado (a).

2) Vontade, emoções e mente dentro do plano de Deus.

3) Corpo (físico) – sob controle.


Quando um namoro está fora do padrão de Deus, o que acontece é justamente o contrário:

1) Espiritual – fraco. A sensibilidade espiritual está cauterizada.

2) Emoções, vontade e mente – descontrolada.

3) Físico – sensual.


Portanto, fora do padrão de Deus ocorre que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoções raciocinam de forma sensual e o físico fica corrupto.

Uma pergunta séria a se pensar: A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro?