terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ESTUDO BIBLÍCO: A EFICÁCIA DA PALAVRA


 Colunista Vip da Semana Everton R. Prezilius

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz...” Hebreus 4.12


Quando meditava um pouco sobre a vida de Abraão, lembrei-me deste versículo, e fiquei curioso para saber o significado destas duas palavras que me chamaram a atenção diante de outras neste versículo.
Fui ao pesquisar seus significados e descobri o seguinte:
Viva: Vem do verbo viver, que na sua conjugação, nos leva ao presente do indicativo, que é a expressão de uma ação que está acontecendo agora, nesse momento.
No dicionário da língua portuguesa, viva tem o significado de existir, ter vida, durar, passar-se aos vindouros, etc.
Então aprendemos que a Palavra de Deus existe, ela possui vida, ela é digna de toda a aceitação, pois desde os primórdios do homem, ela subsiste e ainda arde nos nossos corações como um manual que nos conduz pelo caminho da verdade.
Portanto, temos a certeza que ela existe, tudo o que está escrito nela é real. Sendo assim vemos que a Palavra de Deus nos dá inúmeras promessas.
Jesus Cristo nos disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt. 28.20), ela ainda nos diz que não precisamos temer nada, pois Deus estará conosco (Is. 43.5), que a nossa vitória vem do Senhor (Pv. 21.31), que mesmo que o choro dure uma noite inteira, a alegria vem pela manhã (Sl. 30.5), e nos dá uma promessa que todos nós esperamos ansiosamente, que é um dia morarmos eternamente com o nosso Salvador (Jo. 14.3).
Somente por essas promessas existirem, já ficamos alegres por sabermos do que o nosso Deus faz aos seus filhos. Mas o escritor vai um pouco mais além.
Ele nos diz ainda que a Palavra de Deus é eficaz.

Eficaz: Essa palavra é um adjetivo.
Adjetivo é uma palavra que caracteriza um substantivo, atribuindo-lhe qualidade ou característica, estado ou modo de ser.
No dicionário ela tem o significado de produzir efeito, efetua o que promete ou o que se espera.
É aí que eu fico mais maravilhado com o nosso Deus, pois além de nos fazer a promessa, ele é capaz de cumprir com aquilo que ele promete, que ele efetua o que nos diz, mesmo que as circunstâncias sejam adversas, mesmo que pareça improvável, impossível, ele faz.
Foi assim na vida do patriarca Abraão.
Deus disse para Abrão sair de sua parentela, que ele seria pai de uma grande nação, que ele seria uma benção, que nele seriam benditas todas as nações da terra.
Abrão segue essa ordem e sai para um lugar que não conhecia e lá passa a viver. Passam-se os anos e a promessa não acontece, e Abraão ainda não esmorece crendo na palavra de quem lhe tinha dito. Nasce Isaque, o filho prometido.
Vemos então que a promessa começa a acontecer.
Abraão morre, mas as promessas não haviam se cumprido, então elas passaram para as gerações seguintes.
Depois de Isaque vem Jacó, até se chegar a José, que possui uma das mais lindas histórias de vida.
José é vendido por seus irmãos, chega ao Egito, lá passa a viver uma vida de escravo, foi preso acusado por algo que não havia feito, mas Deus sempre honra a quem permanece fiel. José agora interpreta o sonho de Faraó, e passa a viver como governador do Egito.
Agora José morre, e Faraó também, e o outro rei que se levanta não conhecia a José e muito menos o Deus de José.
Então agora vemos novamente o cumprimento das promessas divinas, o surgimento de uma grande nação. O povo de Israel é muito e mais poderoso que os egípcios.
Então começa a aflição do povo de Israel no Egito, mas como Deus é fiel para cumprir aquilo que promete. Deus liberta o povo através de Moisés, que através de atos miraculosos, saem do Egito em direção à terra prometido.
Depois de 40 anos peregrinando no deserto, ocasionados pela incredulidade e murmuração, onde todos os que saíram do Egito morrem, apenas Josué e Calebe permaneceram vivos e conseguiram receber a promessa.
Josué escrevendo em seu livro, nos diz que tudo aquilo que Deus havia prometido havia se cumprido, nada havia falhado.

Diante deste simples relato, não devemos duvidar do poder do nosso Deus, pois Ele é capaz de cumprir com a sua palavra, basta apenas crermos que vai acontecer, dure o tempo que for, seja qual forem as adversidades que enfrentamos nessa espera, Ele é ainda o todo poderoso, capaz de vencer obstáculos que nos impedem de avançarmos em direção à promessa.
A promessa feita a Abraão ainda não foi cumprida totalmente, pois todas as famílias (nações) não foram alcançadas pela promessa que está agora fixada em Jesus Cristo.
Então confiemos nas promessas divinas que não cairão por terra.

Deus o abençoe.

Autor Everton R. Prezilius