terça-feira, 11 de janeiro de 2011

História da Assembléia de Deus no Espírito Santo

A Bíblia revela que a vida do homem é de setenta anos, e se alguns pela sua robustez chegam a oitenta, o melhor deles e canseira e enfado (Sl 90.10). Não é assim com a idade da igreja. A bíblia apresenta a igreja como uma bela jovem, "que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, imponente como um exército de com bandeiras" (Ct 6.10).

Falando de igreja local (denominação), a Assembléia de Deus capixaba está com força total para ganhar almas e dar continuidade a grande obra iniciada pelos pioneiros que fizeram a história.
Baseado nas atas de fundação das igrejas, livros, documentos, jornais da época e testemunhos dos pioneiros, apresentamos aqui um resumo dessa bela historia que muitos não conhecem.
A história das Assembléias de Deus no Espírito Santo teve o ponto de partida quando os primeiros crentes pentecostais, Francisco Galdino Sobrinho e sua esposa chegaram em Vitória em 1922, dois anos depois, chegava em solo capixaba o missionário escandinavo Daniel Berg, que veio com o objetivo de fundar uma igreja evangélica em terras capixaba. O mesmo dirigiu os primeiros cultos na rua Santo Antonio.

Daniel Berg fazia um trabalho de evangelização, visitando as famílias durante o dia e convidando-as para o culto à noite. Depois de alguns meses, mesmo sem informações oficiais pelo seu trabalho, sabe-se que o missionário deixou uma base evangelistica estabelecida.

Em 1925, José Vicente Ferreira veio de Pernambuco para Vitória Espírito Santo, a pedido de Daniel Berg, que aqui esteve e preocupou-se com o pequeno número de cristãos aqui residiam. Ao chegar à Vitória só encontrou o irmão Galdino como crente pentecostal, os demais eram batistas. Com estes iniciou um trabalho de evangelização. Em 1927, chegaram à Vitória, precedentes da Assembléia de Deus em Aracaju, Sergipe, sete evangélicos que se juntaram aos demais iniciando assim um trabalho de evangelização pessoal, que resultou em conversão de várias almas.
Havendo muitos novos convertidos que requeriam assistência espiritual e também a necessidade de se abrir uma igreja local, pois os irmãos estavam reunindo-se em residências em Jucutuquara, Santa Lúcia na casa do irmão João Pinheiro e na residência de irmã Francisca Barros.
Foi então que o irmão José Vicente Ferreira escreveu a Daniel Berg, solicitando que lhes enviassem um pastor para por em ordem o trabalho. Atendendo o pedido da Igreja foi enviado á cidade de Vitória no dia 09 de maio de 1930 o pastor João Pedro da Silva, data esta onde se reuniram mais de (30) trinta pessoas, entre crentes e simpatizantes do evangelho. Aos 34 anos de idade o Pastor João Pedro inicia um trabalho em terras capixaba munido de fé e de coragem, trabalho este iniciado do fruto da evangelização.
Estabeleceram-se cultos no centro da cidade, em Santo Antônio, Vila Rubim, Praça Costa Pereira e Aribiri, em Vila Velha. Celebrou-se então, o primeiro batismo em águas em 08 de junho de 1930, esta data foi estabelecida na obra ''Historia das Assembléias de Deus no Brasil'' compilada por Emilio Conde, como inicio da obra pentecostal e data provável de fundação, sob a liderança de João Pedro da Silva.
A Assembléia de Deus no Espírito Santo iniciou-se com os seguintes irmãos; Francisco Galdino Sobrinho, Leopoldina da Costa Sobrinho, João Toscano de Brito, Maria de Oliveira, Manoel Tibúrcio, Jose Martins, Antonio Gabriel, Francisco Faustino, Josefa Faustino, Maria Raimundo, Nair Raimundo, Joaquim Galdino, Pulcina da Conceição, Ibiapino Luiz e esposa, Candido Dias da Hora, Maria dos Anjos da Hora, Madalena dos Anjos Mota, Jose Mota, Maria Hora, Vitor Hora, Abraão e esposa, Adalberto Pacote, Aquino Deodoro, Jose Vicente Ferreira, Manoel Cocino, Fabiano e esposa, Jose Pedro, Antonio da Barra e esposa, Pedro da Silva e esposa, Francisco Santana e esposa, Maria Santana, Ormandina Silva e outros. Com a expansão do trabalho, organizou-se no bairro Santa Lucia, Jucutuquara, Pedreiras, Ataides, Areal e finalmente a sede, no bairro Aribiri, em Vila Velha-ES.


A Igreja em Aribiri, era a sede de todo o ministério das Assembléias de Deus doEstado doEspírito Santo, todas as igrejas que eram fundadas eram filiadas ao Aribiri, que foi inaugurada na Rua São Luiz, nº 211.

A doutrina Pentecostal expandiu-se para o interior do estado. Em dezembro de 1933, ultrapassou a fronteira do Espírito Santo, quando uma congregação foi instalada no Vale da Anta Município de Resplendor-MG, de onde alcançou todo o Vale do Rio Doce/MG.